Nissan desenvolve lava-rápido em miniatura

A Nissan lançou, em seu Centro Tecnológico na América do Norte, Michigan, um curioso equipamento que cumpre uma função bastante especial. Com tamanho e formato de uma pipoqueira, um lava-rápido em miniatura, mas não pense que isso possa ser um presente de Natal para seu filho ou que você vai poder ter um para lavar sua coleção de Hot Wheels. A máquina é equipada com uma escova giratória com cerdas vibratórias azuis e apesar de o funcionamento ser divertido de observar, a máquina é altamente especializada, permitindo que os engenheiros testem amostras de tinta para garantir que a pintura externa dos veículos Nissan seja capaz de enfrentar as condições severas impostas pela lavagem automática.

nissan_car_wash_photo_4.jpg

Para imitar um ciclo de lavagem automática, o lava-rápido em miniatura da Nissan gira a escova a aproximadamente 180 rpm. Enquanto jatos potentes esguicham água, as cerdas se chocam bruscamente contra a amostra de pintura. Eles também jogam uma poeira de testes do Arizona que imita as condições de abrasão e aspereza enfrentadas em condições reais. Com isso a Nissan promete que cada cor de cada carro disponível vai continuar a ter um aspecto perfeito mesmo se a pessoa mandar seu 370Z ou seu March para os piores lava-rápidos.

No vídeo a seguir, um modelo em escala 1:16 de um 370Z foi criado apenas para fins de ilustração. Em um teste real, a tinta da Nissan é aplicada em placas retangulares, como a amostra na cor amarela que aparece nas fotos. Estas são posicionadas no lava-rápido em miniatura e testadas inúmeras vezes, para garantir que o acabamento da carroceria tenha durabilidade e qualidade premium.