Inglesa abastece Smart pela entrada errada e carro explode

O Smart não é um carro extremamente GearHead, mas é um carro bem interessante, com um motor de 3 cilindros turbo, 84 cv e 12,2 kgfm de torque, pode não parecer um carro tão potente, mas seu peso deixa as coisas interessantes. São apenas 770 kg, trazendo uma relação peso/potência de apenas 9,17 kg/cv, ou seja, é incrível. Apesar de tudo não é carro pensado na esportividade, é para ser econômico e ocupar pouco espaço.

Na Europa é possível até estacionar dessa forma

Com tudo isso, fica difícil ver alguma desvantagem no pequeno Smart, mas elas existem e um problema um tanto quanto inusitado aconteceu essa semana na Inglaterra com um Smart ForTwo 2005. Uma senhora de 54 anos confundiu o bocal de abastecimento de seu Smart e acabou colocando gasolina na entrada de ar do motor. Sim, na entrada de ar. O resultado disso foi que ao dar partida o carro da senhora entrou em chamas e explodiu.

Por incrível que pareça, não é um Marea

Mas vamos lá, antes de culpar a senhora, precisamos entender primeiro o que a levou a cometer este erro que pode parecer besta mas na verdade não é. O verdadeiro problema é que essa geração do Smart tem do lado direito o bocal de combustível e do lado esquerdo a entrada de ar para o motor, porém a entrada tem praticamente o mesmo formato do bocal de combustível. Sim, na entrada de ar você remove uma tampa e dá de cara com um buraco que cabe perfeitamente o bico de uma mangueira de combustível.

Convenhamos, é muito fácil se confundir!

Sim, quem criou o carro não pensou que algum motorista poderia se confundir e acabar abastecendo com combustível na entrada errada. Há postagens de 2010 em um fórum em que outros motoristas relatam a mesma confusão, mas que tiveram um final menos catastrófico. Enfim, a entrada de ar até conta com a inscrição “No Fuel” (que pode se traduzir como: “Aqui não vai combustível”), porém é um alto-relevo um tanto quanto fraco e pouco visível que acaba forçando o usuário do carro a ter um pouco mais de atenção. Mas, gente, porque raios fariam uma entrada de ar igual a entrada de combustível? Pra que? Isso é mesmo uma redução de custo tão necessária? Ainda mais em um carro que já não custa pouco?

Olha aí a entrada de ar…

As mais novas versões do Smart ForTwo agora tem uma entrada de ar que se parece realmente com uma entrada de ar e pelo visto não confunde mais os motoristas, mas foi uma atualização que demorou para acontecer e pode ser que novos casos como o da senhora ocorram novamente.

Agora sim isso se parece com uma entrada de ar

Fonte Jalopnik.