Por que os carros da Volkswagen são todos iguais?

frente vw gol polo

A principal queixa dos consumidores a respeito dos modelos da Volkswagen nos últimos anos não diz respeito ao preço. Nem ao atendimento pós-venda, à manutenção, ao preço alto dos prêmios de seguro, à falta de novidades ou inércia em relação ao crescimento de marcas japonesas e coreanas. Nada disso.

A gritaria uníssona contra os modelos da Volkswagen está estampada na foto de capa deste artigo. Todos os lançamentos ou reestilizações feitos a partir de 2010 padecem de mesmice visual: do Gol “a partir de” aos CC e Touareg  com preços acima dos R$ 200 mil, todos tem a mesma cara.

A Audi ouve as mesmas críticas, com o agravante de atuar no segmento de luxo, no qual a exclusividade se mostra uma verdadeira obsessão. De qualquer maneira, existe apenas uma certeza.

Uma empresa do porte do Grupo Volkswagen não toma decisões deste porte sem embasamento técnico. Por óbvio, a padronização do design foi fruto de muito estudo e possui uma razão muito forte por trás. Ela é surpreendente, inteligente, coerente e revoltante. Tudo ao mesmo tempo. Os parágrafos seguintes explicam o que pensam os executivos de Wolfsburg e Ingolstadt.

Continue lendo em Educação Automotiva ==>