O HB20 R spec Limited não tem absolutamente nada de especial

Fazem alguns dias que a Hyundai vêm promovendo alguns teasers em suas redes sociais. O primeiro projeto para 2018, ano em que a fabricante coreana não terá muitos lançamentos para o mercado nacional, é o HB20 R spec Limited, modelo que estará disponível em apenas 600 unidades pelo preço de R$ 64.990 (o R spec convencional custa R$ 63.250). Nos parágrafos a seguir dissecaremos o que ele não tem de especial para custar tudo isso.

hb20_rspec-001
Este é o R spec Limited

Contenham os ânimos: não há nada de diferente aonde nós queríamos que existisse algo de diferente. Conjunto motor e câmbio permanecem idênticos, contendo o esperto 1.6 Gamma, de 128 cv a 6.000 rpm e 16,5 kgfm a 5.000 rpm, e a suave transmissão automática de 6 marchas, mas nada de aletas atrás do volante. Suspensão e freios são os mesmos de qualquer versão 1.6 da linha que encontramos desde 2012.

image
Os bancos ganharam uma textura perfurada, mas não se enganem achando que é pela climatização

Mas a Hyundai Motor Brasil está anunciando uma edição especial, então como tal ela deve ter alguma coisa para justificar o seu preço, não é mesmo? E tem: os bancos vermelhos são inéditos e receberam uma padronagem parecida com a do Creta. Temos o emblema R spec bordado nos encostos de cabeça dianteiros e a lombar fica apoiada numa superfície perfurada, mas nem pense que os bancos são climatizados por causa disso: é só perfumaria mesmo. Não que eu esperasse bancos climatizados num carro dessa categoria mas é uma edição especial, tudo pode acontecer (inclusive nada).

hyundai_hb20_r_spec_painel_total_2018_32608-copiar-1161x827
O painel tem grafismo novo. De resto, ficam a dever o ar-digital e as aletas atrás do volante.

Além disso, o painel tem um grafismo inédito reforçando ainda mais a imagem esportiva do modelo. Em contrapartida, o computador de bordo continua minúsculo e monocromático.

hyundai-hb20-r-spec-limited-2018-18
Notei agora que as pinças de freio são vermelhas: exclusividade

As rodas têm desenho exclusivo e são pintadas em preto para realçar a capacidade de fazer curvas do HB20. Só esqueceram de aumentar o diâmetro da roda, que permanece nas 15 polegadas e calçadas em pneus 185/60. Não podemos esquecer também dos diversos elementos plásticos que receberam acabamento escurecido. É, é isso aí mesmo.

hb202bd2bspec2bconcept
HB20 D spec. Detalhe para o stance deste carro: perfeito.

O último, porém não menos importante, detalhe exclusivo da versão fica por conta do aerofólio inspirado no HB20 D-spec apresentado no Salão do Automóvel de 2016. Infelizmente, é apenas uma peça decorativa.

hyundai-hb20-r-spec-limited-2018-20
O aerofólio chama atenção

O R spec Limited não recebeu o ar-condicionado digital do HB20X, muito menos a direção elétrica. Os faróis com projetor e assinatura em LED passaram longe do modelo, sendo que até o Comfort Plus possui esse item. Muito me surpreende ele já ter central multimídia com Apple CarPlay e Android Auto.

hyundai-hb20-r-spec-limited
Mas é edição limitada!

Por fim, temos que analisar que a HMB em momento algum anunciou que iria vender um esportivo. É até por isso mesmo que minhas expectativas estavam bem baixas. Mas o que foi anunciado hoje foi pior do que isso. Temos uma edição limitada basicamente por causa do grafismo do painel, alguns elementos escurecidos, uma roda nova, o aerofólio puramente estético e os bancos vermelhos. É sério isso? Por 65 mil? Polo e Argo ficaram baratos perto dele.

Tem que ter muito jabá pra elogiar uma p*rra dessas.