Versão semi-pista da Ferrari 488 GTB é flagrada

Nada foi dito oficialmente, mas com certeza a fabricante italiana já está preparando uma versão hardcore da Ferrari 488 GTB. Ainda sem nome confirmado (alguns pensam em Speciale, outros imaginam que seja uma GTO), a expectativa era de que o modelo mais animado da Ferrari de motor V8 central-traseiro atinja finalmente os 700 cv de potência. O vazamento foi confirmado num perfil do Instagram.

2016-ferrari-488gtb-9
A 488 GTB

Pra quem vive numa caverna, a 488 GTB entrega 670 cv a 8.000 rpm e 77,5 kgfm a 3.000 rpm num V8 bi-turbo de 3,9 litros. As duas turbinas são do tipo twin-scroll fabricadas pela IHI (seu Punto T-Jet tem alguma semelhança com uma Ferrari!) e os rotores, compostos por uma liga de baixa densidade usada em motores a jato, são da TiAl. Há ainda dois intercoolers do tipo ar-ar para resfriar todo esse conjunto. Finalizando o conjunto mecânico o câmbio é um DCT de 7 marchas, baseado na caixa da 458 Italia e fabricado pela Getrag.

Além dos 700 cv, também são esperados melhorias no torque (não que isso seja necessário) e na aerodinâmica. Materiais mais leves, como aço de altíssima resistência e fibra de carbono, são aguardados para uma melhoria na dinâmica do superesportivo.

ferrari-430-scuderia-3151_43
430 Scuderia, versão semi-pista da F430

A hora já está chegando. A F430, produzida de 2004 até 2019, teve o modelo 430 Scuderia apresentado no Salão de Frankfurt em 2007, 3 anos depois da primeira F430 sair da fábrica. A 458, feita de 2009 até 2015, recebeu sua versão Speciale em 2013, 4 anos depois da primeira 458 sair da fábrica. Já a sua sucessora é produzida desde 2015 e já estamos em 2018. Ou seja, todos os indícios apontam para a versão semi-pista vindo ano que vem.

car_photo_582706
A Ferrari 458 Speciale ainda aguarda uma sucessora

Será que veremos o modelo no Salão de Genebra em março deste ano? De qualquer forma, é bom acelerar: o Porsche 911 GT2 RS já chegou para tornar a vida das Ferrari cada vez mais difícil.