FIAT lança Novo Ducato no Brasil, 12 anos depois da Europa

Depois de sair de linha, o líder de vendas Ducato deixou um vácuo no mercado. Os concorrentes aproveitaram, mas ninguém conseguiu vender como a van da FIAT feita em parceria com o grupo PSA. Isso acaba em fevereiro, quando as primeiras unidades da “nova” geração chegam às lojas.

ducato12
A versão Chassi do “Novo” Ducato

Serão 13 configurações, cada uma específica para um nicho do mercado, contando com cinco modelos Cargo (sendo duas ambulâncias), cinco Minibus para passageiros (sendo uma com suporte para cadeirante) e dois Multi. Vendo o que Renault Master e Mercedes Sprinter fazem no mercado, a FIAT também preparou uma inédita versão chassi. O comprimento total do veículo pode chegar a até 6,35 metros, mérito da opção Extra Longo.

fiat_ducato_panorama_3
Essa versão não vem para o Brasil

A terceira geração da Ducato (não estou contando errado, só não recebemos a primeira) chegou na Europa em 2006 através da Citroën Jumper e recebeu um facelift em 2014. O modelo nacional é virtualmente idêntico ao de 2006, pois o modelo vêm importado do México, onde a linha não foi atualizada. Mesmo assim, o visual segue futurista graças ao para-brisa enorme e o capô encurtado, terror dos mecânicos por causa do acesso reduzido ao cofre.

ducato1
O interior recebeu atualizações mas a disposição dos itens permanece semelhante ao anterior

No interior temos uma cabine reformulada, ganhando diversos porta-objetos e um revestimento acústico melhorado. Há ainda oferta para freios a disco nas quatro rodas com ABS, assistente de partida em rampa e banco biposto.

fiat20ducato2020182004
Finalmente a Ducato recebeu climatização igual ao da Sprinter

O motor é o mesmo 2.3 turbodiesel Multijet que encontramos desde 2009. A diferença é que agora o motor passou de 127 para 130 cv a 3.600 rpm e aumentou de 32,2 para 32,7 kgfm a 1.800 rpm. O câmbio agora possui 6 marchas e essas mudanças trazem, segundo a FIAT, uma redução de até 10% no consumo de diesel em comparação ao modelo anterior. A autonomia também aumentou, graças ao novo tanque de 90 litros (a geração passada comporta até 80 litros).

Confira os preços na tabela a seguir:

Ducato