Conheça os 10 finalistas à carro do ano; 6 são SUVs.

O troféu de Carro do Ano Global 2018 já tem seus finalistas! Enquanto que em 2016 haviam seis finalistas do Grupo VW, parece que neste ano os concorrentes fizeram a lição de casa. Ou a VW está pagando um jabá menor, não sabemos.

O prêmio, que ocorre anualmente desde 2005, começou apenas com a categoria de carro do ano. Em 2006 ganhamos as categorias performance, green e design. Os luxury ganharam espaço em 2015, enquanto que a categoria urban só ganhou acesso no ano passado.

Confira os dez finalistas à carro do ano:

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Alfa Romeo Giulia, não na versão mais extrema mas ok
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BMW X3, alinhado com os novos X1 e X5
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Kia Stinger, grande surpresa do ano
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Land Rover Discovery 5, que perdeu o visual quadradão
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Mazda CX-5, e eu nem sabia que a Mazda vendia SUV
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Nissan Leaf, híbrido que já está em sua segunda geração
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Land Rover Range Rover Velar, o nome é grande assim mesmo
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Toyota Camry, diferente não, estranho
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Volkswagen T-Roc, o SUV do Polo
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Volvo XC60, referência em segurança no segmento

Cornetada do Breno: 6 SUVs. Isso mesmo que você viu. E a taça com certeza vai para um deles. A grande surpresa fica por conta da Alfa Romeo Giulia, sedã politicamente incorreto que trouxe a marca do cuore sportivo de volta aos holofotes. Ele consegue ser mais azarão que o Toyota Camry, que evoluiu no ano passado mas não inovou e continua como um sedã de tiozão com tração dianteira.

Na categoria mais luxuosa do evento, os finalistas são os seguintes:

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Audi A8
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BMW Série 6 Gran Turismo
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Lexus LS
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Porsche Cayenne
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Porsche Panamera

Se eu tivesse que apostar em um, ficaria completamente indeciso entre os Porsche. Ainda acho que o Lexus tem mais chances que o Audi A8, apesar do último ter sido amplamente divulgado pela mídia hollywodiana.

A seguir, a categoria urban, com os carros que melhor se adaptam aos grandes centros urbanos:

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Ford Fiesta
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Hyundai Kona
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Nissan Micra/March
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Suzuki Swift
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Volkswagen Polo

O Polo já ganhou o trono de mais seguro da categoria, não me surpreenderia se ele ganhasse mais um título. O Hyundai Kona tem chances por ter o estilão de SUV, mas é só por isso mesmo: a fabricante coreana nunca conseguiu emplacar um carro entre os três melhores, em nenhuma das categorias em que concorreu. Diria que o Swift está aí apenas para cumprir a cota, apesar dele aparentar ser um carrinho extremamente competente.

Sobre os carros ecologicamente corretos, as escolhas estão a seguir:

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BMW 530e iPerformance
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Chevrolet Cruze Diesel
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Chrysler Pacifica Plug-In Hybrid
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Nissan Leaf

Não comento sobre carros ecologicamente corretos.

Quanto a categoria design temos apenas dois concorrentes, o Lamborghini Urus e o BMW i8 (que recentemente ganhou uma versão sem teto). Como já dizia a Glória Pires na cerimônia do Oscar, não sou capaz de opinar.

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BMW i8
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Lamborghini Urus

A cereja do bolo, que eu deixei por último propositalmente, conta com os esportivos do momento. Os cinco carros a seguir provavelmente povoarão a mente de muitos GearHeads ao redor do globo. Os candidatos a “World Performance Car of the Year” são:

Alfa Romeo Giulia QV
Audi RS3
BMW M5
Honda Civic Type R
Lexus LC 500

Difícil.

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Giulia QV

O Alfa está novamente no combate, desta vez na pornográfica versão Quadrifoglio Verde com seu 2.9 V6 bi-turbo de 510 cv a 6.500 rpm e 61 kgfm a 2.500 rpm. O Alfa QV também pode ser equipado com um câmbio manual Getrag de 6 marchas no lugar da caixa automática ZF8.

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RS3

O RS3 leva a bandeira da eficiência, de fazer mais com menos. Ele é mais rápido que o primeiro Audi R8, então já temos um bom parâmetro por aí. São 400 cv a 5.850 rpm e 48,9 kgfm a 1.700 rpm, debitados pelo tradicional cinco cilindros da Audi e moderados por um câmbio automatizado de dupla embreagem, 7 marchas e lubrificação por óleo. A tração é a Quattro, permanente. Temos um forte candidato aqui.

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M5

O BMW M5 é, atualmente, o suprassumo da marca bávara. Tudo o que há de mais tecnológico em função da performance está disposto nele, incluindo, pela primeira vez na história, a tração integral X-Drive. Além disso, há 600 cv e 76 kgfm (desculpem, não achei dados de rotação) provenientes do V8 4.4 TwinPower Turbo. E a caixa ZF8 marca presença mais uma vez.

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Civic Type-R

Se contassem câmbio manual como aspectivo positivo para a performance, o Civic levaria fácil. Mas como sabemos que o mundo não funciona assim, as chances do esportivo nipônico são mínimas. Já falamos sobre o Type-R aqui e aqui.

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LC 500

Por fim, temos o Lexus LC 500. O cupê de 4,76 m, câmbio automático de 10 marchas e motor V8 5.0 de 477,53 cv a 7.100 rpm e 40,58 kgfm a 4.800 rpm pode não parecer o que os juízes querem devido aos números, mas nos últimos 5 anos tivemos 3 carros aspirados vencendo a categoria. São eles a dupla Boxster/Cayman da Porsche (2013), o 911 GT3 também da marca alemã (2014) e o Audi R8 Coupe (2016). 2015 ficou com o Mercedes-AMG GT e 2017 foi espaço novamente para Boxster/Cayman, já com os novos motores turbo de quatro cilindros.

A votação dos juízes será apresentada em março e os três últimos finalistas serão revelados no Salão de Genebra. Por fim, conheceremos o grande vencedor no Salão de Nova York, em abril. Estaremos acompanhando de pertinho e torcendo pelo Alfa.