Como é calculada a potência de um carro híbrido?

Essa é aquela curiosidade para você impressionar seus amigos na mesa de bar. Todos já se perguntaram porque a potência combinada num automóvel híbrido não é simplesmente a soma das potências produzidas por ambos os motores. Mas e a resposta, você faz ideia de qual seja? Hoje nós iremos esclarecer essa dúvida aos nossos leitores.

Então senta que lá vem história

Apesar dos dois motores funcionarem simultaneamente, os picos de potência de torque ocorrem em rotações diferentes. É nessa hora que você se pergunta “mas Breno, o motor elétrico não tem plena potência e torque desde 1 rpm?” e eu te digo “sim, é verdade”. Mas há um limite nisso.

O motor movido a eletricidade, assim como o motor à combustão, tem um limite de rotação porque a partir desse limite ele perderá tanto calor para produzir potência que realizar trabalho não será mais eficiente.

O Toyota Prius é feio

Exemplo: o Toyota Prius tem um 1.8 VVT-i à gasolina que gera 98 cv a 5.200 rpm e 14,2 kgfm a 3.600 rpm e um motor elétrico de 72 cv e 16,6 kgfm, ambos a 1 rpm. Mas a potência combinada estimada entre os dois motores é de apenas 123 cv a 5.200 rpm. Por que isso?

Porque quando o motor de combustão atinge as 5.200 rpm, que é um limite maior que o da usina eletrificada, o motor elétrico já está em fase de perda.

O BMW i8 é uma exceção

Mas toda regra tem exceção, como é o caso do BMW i8. O conjunto híbrido plug-in traz 374 cv e 58,2 kgfm no total, contando com 231 cv a 5.800 rpm e 32,6 kgfm a 3.700 rpm no tri-cilíndrico a gasolina, e 143 cv e 25,6 kgfm, ambos a 1 rpm, no motor elétrico síncrono. A potência e o torque total são simplesmente somados já que, por ser um automóvel focado em performance, a BMW se preocupou em desenvolver motores que atingissem seu pico simultaneamente. O Panamera 4 E-Hybrid segue esse mesmo esquema.

Resumindo: A potência combinada de um automóvel híbrido é a potência máxima que ambos os motores alcançam simultaneamente no limite de giro. Como o limite de rotações normalmente é maior nos motores a combustão do que nas usinas elétricas, e a potência total é dada quando o motor elétrico já está em perda. Agora vai lá tirar onda com seus amigos.