4×4 Urbano? Sim, conheça o Ecosport STORM 4WD

Já há um bom tempo no mercado brasileiro, a Ford Ecosport quer continuar brigando forte pelo seu espaço mercado de SUVs compactos (sim, aqueles que já tomaram de vez uma posição que antes era das peruas) e trouxe no ano passado a última geração do modelo que já ganhou a graça dos brasileiros.

Mas a novidade agora é a uma versão um pouco mais apimentada: a Ecosport STORM 2.0 4WD AT.
Cercado de detalhes diferenciados e por um preço não muito distante da versão mais cara do modelo, a STORM traz um ótimo visual e uma lembrança muito forte da famosa Ford F-150 Raptor.

(Algumas insipirações no visual da STORM com certeza vieram daqui)

Vamos as novidades:

Além da exclusiva cor Marrom Trancoso, a STORM também traz Para-choques, estribos laterais e até para-lamas mais alongados, faróis com máscara negra também fazem parte do conjunto. Entretanto, o detalhe que mais chama atenção é a grade frontal com desenho que lembra muito a Ford Raptor que citamos acima juntamente com a escrita característica da versão em relevo. Temos que admitir que este último detalhe deu a Ecosport uma agressividade que faltava no SUV. Rodas de 17” com desenho somente para a versão, adesivos ao longo da carroceria e protetor de estepe personalizado fazem a STORM ser inconfundível com qualquer outra versão.

(Aqui está ela com detalhes exclusivos para marcar seu espaço no mercado)

E O SISTEMA 4X4?

As novidades não podiam, é claro, ficar somente no visual e a Ford aposta novamente em oferecer a tração 4×4 como um diferencial para atrair aqueles que gostam desse item a bordo. Ao contraio do primeiro modelo da Ecosport 4×4 lançado em 2004, o sistema atual foi rebatizado de 4WD e você já vai entender as diferenças

O novo sistema 4WD na verdade não é um 4×4 e sim uma tração integral inteligente sob demanda. A leitura realizada pela central entende e aplica a tração nas rodas dianteiras ou traseiras conforme a necessidade e em velocidades constantes é usada quase a todo momento a tração dianteira. Um detalhe bem interessante pra quem gosta de saber o que está acontecendo com o carro é que existe a opção de monitorar esse trabalho a todo momento no painel. Esse sistema aliado a suspensão dianteira independente McPherson e traseira do tipo Multilink preza a todo momento pelo conforto dos ocupantes. Vale também ressaltar que o apelo do Ecosport STORM não é offroad, tanto que, os pneus oferecidos na versão são de uso urbano (antigamente eram oferecidos pneus de uso misto nas versões 4×4).

(O Sistema 4WD em ação e exibindo tudo ao motorista)

A mecânica dessa vez não é uma novidade pois a STORM utiliza o motor 2.0 16V com injeção direta herdado da linha Focus, que é capaz de desenvolver 176cv e 22,5 kgfm de toque abastecido com Etanol. Esse por sua vez é mais que suficiente para mover o “compacto”, que atinge a marca 0-100 em 10,7 segundos (nada mal pra um carro de aproximadamente 1.450kg). O câmbio é Automático convencional de 6 velocidades com opções de trocas pelos Paddle Shift (nada de dupla embreagem do antigo Powershift por aqui).

Quanto aos opcionais, seguem o mesmo a versão TITANIUM e são eles: Piloto automático, Sync® 3 com tela de 8″ (com Bluetooth e 2 entradas USB, GPS, Câmera de ré, Conectividade com CarPlay e Android Auto), Controles de áudio no volante, AppLink™, Assistência de Emergência, Sony Premium Sound – 9 alto falantes, Painel de instrumentos com tela de 4,2″ colorida, Acesso inteligente e Partida sem chave, Espelho interno eletrocrômico, Sensor de chuva, 7 Airbags, Sensor de Monitoramento de Pressão dos Pneus, Luzes diurnas em LED, AdvanceTrac® – Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e Tração (TSC), Sistema anticapotamento (RSC), Assistente de partida em rampas (HLA), Direção elétrica, Ar condicionado automático e digital, Espelhos retrovisores externos com pisca integrado, Vidros elétricos dianteiros e traseiros, Volante revestido em couro, Assoalho inteligente do porta-malas, Bancos em couro na cor Ebony Black, Teto Solar Elétrico e Faróis de xênon.

O preço pedido é a partir de R$ 99.990 por todo esse pacote. São apenas R$ 3 Mil reais a mais que a versão TITANIUIM, o que pode fazer você consumidor pensar um pouco na hora da compra e acabar levando pra casa uma versão mais descolada do SUV.

Confira esta galeria e conheça mais detalhes: