Ford entra na moda e lança SUV Compacto também na Europa

Se você pensa que os aventureiros urbanos são uma exclusividade nossa, pode começar a mudar seu pensamento, pois a Ford resolveu lançar no Salão de Genebra o Ka+ Active, que nada mais é que a nossa versão do Ka FreeStyle apresentado no começo de 2018 para o mercado europeu.

Para quem não sabe, os aventureiros urbanos são aqueles carros comuns que as fabricantes dão uma leve erguida na suspensão, colocam uns apliques plásticos (mais) sem pintura e chamam de versão “Cross”. Querendo ou não, a Fiat foi pioneira com a Palio Weekend Adventure, a versão aventureira da perua da Fiat baseado no Palio, que além dos apliques plásticos, contava ainda com um mini quebra mato na dianteira, e até soleiras nas portas, era uma versão bem bacana na verdade. A Volkswagen também fez seus modelos cross, com Gol Rallye, Cross Fox, Saveiro Cross, e por aí vai. A Chevrolet também lançou uma versão do Celta, chamada de Off-Road, também com a suspensão e apliques e um quebra-mato no para-choque e até a Citroen entrou na brincadeira em 2008 lançando o C3 XTR, que vinha com os motores 1.4 ou 1.6 da linha PSA. Hoje o mais forte no mercado é o Sandero Stepway, mesmo com a Fiat ainda tentando vender a Palio Weekend (hoje chamada apenas de Weekend) mas que já não vende mais como antes.

Os Cross começaram a ficar esquecidos quando então a Ford lançou em 2003 a Ecosport, usando a mesma plataforma do Fiesta, era basicamente um mini SUV, com uma posição de dirigir mais alta que o convencional, não demorou para atrais fãs e os compradores que não podiam pagar por SUVs maiores, como Chevrolet Blazer, Kia Sportage, Jeep Cherokee, Hyundai Tucson, entre outras, que na época custavam muito caro. Pouco depois da Ecosport veio a Duster, e aí as fabricantes perceberam um mercado e começaram a investir. Além das já citadas, ainda temos HRV, Kicks, Tracker e por aí vai.

Pois bem, com um segmento tão forte, a Renault decidiu no lançamento do Kwid chama-lo de SUV dos compactos, uma proposta ousada, considerando que o carro não é maior que o Up, e para não ficar para trás, a Ford resolveu transformar o Ka também um SUV compacto. No final de janeiro a Ford anunciou o Ka Freestyle com uma suspensão sutilmente elevada, um tapa no visual e um nome diferenciado, CUV ou “Compact Utility Vehicle.” A versão conta com visual exclusivo, com uma nova grade tipo colmeia, para-choque inspirado pela visual da nova geração do Fiesta europeu, alguns apliques na dianteira e traseira e barras no teto.

Mas ao que parece, os europeus ficaram com inveja e a Ford decidiu lançar na Europa uma versão do Ka Freestyle, batizado de Ka+ Active. Diferente da versão brasileira, a Ford divulgou que o Ka+ Active terá uma motorização nova introduzindo pela primeira vez na linha uma opção diesel, o 1.5 TDCi de 95 cv, além do 1.2 TiVCT a gasolina, de 70 cv ou 85 cv. Fora isso, a Ford não divulgou nenhuma imagem, mas não deve ser muito diferente da versão tupiniquim.

Abaixo algumas imagens do Ka Freestyle, a versão europeia do carro não deve ser muito diferente.