Fórmula 1 passa promover o campeonato Mundial de Fórmula 3 a partir de 2019

Após a reunião do Conselho Mundial de Esporte a Motor em 09 de março, em Genebra, a FIA confirmou que a partir da temporada 2019 a Fórmula 1 será a promotora do novo Campeonato de Fórmula 3 da FIA, que estreará também em 2019.

O novo campeonato internacional será chancelado pela FIA e terá basicamente as mesmas regras do campeonato de F1, contará também com um carro totalmente novo, com chassis, motores e pneus sendo fornecidos por fornecedores únicos a serem escolhidos pela FIA em colaboração com a F1.

A ideia da FIA com a introdução deste campeonato é aumentar o número de atividades em um fim de semana de corrida de F1. Hoje na maioria das corridas a única categoria que os acompanha é a F2 (antiga GP2) o que acaba deixando o público que vai aos autódromos ficando muito esperando entre as atrações. Além disso a FIA espera também criar um caminho mais sólido para os jovens pilotos que sonham em chegar a F1.

Cada temporada poderá ter até 30 carros inscritos, tendo um capeonato planejado para ter entre nove e dez eventos, com duas corridas por final de semana.

O carro também irá integrar todas as últimas tecnologias de segurança da FIA, tornando-se uma referência em padrões de segurança para qualquer campeonato de F3. O carro apresentará aumento de resistencia do chassi, aumento da altura e resistência do cockpit (seguindo o mesmo padrão da F1) e também contará com o Halo e será o primeiro carro a apresentar um painel anti-intrusão frontal.

Os custos serão o elemento chave do novo campeonato. Além do uso de componentes comundos, os testes serão limitados e regulamentados, bem como número de funcionários e também o uso de equipamentos eletrôniscos e sensores.

Esse campeonato ficará acima dos recém inagurados campeonatos regionais de F3 certificados pela FIA. O chassi e os regulamentos de segurança para os campeonatos regionais FIA F3 e F3 certificados pela FIA serão em grande parte os mesmos, garantindo que os jovens e talentosos condutores tenham o melhor ambiente para desenvolver suas habilidades antes de darem uma volta à concorrência internacional.

O presidente da Comissão da FIA, Stefano Domenicali, disse: “A FIA vem refinando as categorias com grande cuidado nos últimos anos, e o novo campeonato de Fórmula 3 da FIA atinge um objetivo importante de colocar os três melhores competições na mesma plataforma. Isso tem ótimas vantagens para os fãs e concorrentes, já que os graduados das competições nacionais e regionais certificadas pela FIA têm um primeiro passo claro nas corridas internacionais, enquanto os espectadores que assistem a Fórmula 1 poderão ver um espectro mais amplo de estrelas do futuro a caminho para o auge de nosso esporte. A Fórmula 3 tem uma herança longa e rica como uma categoria chave onde as habilidades para alcançar o topo são desenvolvidas, e agora com a Fórmula 1 como promotora, tenho certeza que continuará a florescer “.

Ross Brawn, diretor técnico da Fórmula 1, disse: “Estamos satisfeitos por nos ter sido confiada a organização do Campeonato de Fórmula 3 da FIA a partir de 2019. Enquanto os fãs da categoria podem desfrutar do espetáculo de pilotos lutando contra o auge d0 esporte de motor, que é o Campeonato do Mundial ​​de Fórmula 1, um dos nossos objetivos é também proporcionar-lhes a oportunidade de descobrir novos talentos e vê-los avançar ao longo de um caminho claramente definido e de alto nível. Já, desde 2017, isso levou à criação do Campeonato de Fórmula 2 da FIA e, a partir de 2019, os fins de semana do Grande Prêmio também representarão outro passo na escada de corrida da FIA, em que os melhores jovens pilotos de categorias nacionais e regionais ser capaz de correr nas melhores e mais prestigiadas pistas de corridas do mundo, no mesmo programa que aqueles que podem competir na F1 no futuro “.