O Touareg de 3ª geração é um Lamborghini Urus acessível

Se antigamente o Phaeton era a porta de entrada para novas tecnologias na Volkswagen, essa papel agora é do novo Touareg. A terceira geração do maior SUV da marca está mais tecnológico do que nunca, trazendo um pacote recheado de segurança e inspirado nos modelos mais caros do grupo alemão, como o Lamborghini Urus e o Bentley Bentayga.

A terceira geração do Touareg foi apresentada na China nessa sexta (23)

O novo modelo traz a maior mudança visual desde que foi lançado em 2002. As linhas seguem o design do Arteon, deixando de lado o visual robusto das gerações anteriores. Ainda assim a capacidade off-road é garantida com o uso de suspensão ativa e tração integral.

O novo Touareg compartilha plataforma com Urus, Cayenne e Bentayga

A plataforma é a MLB, mesma dos SUVs já citados da Lamborghini e da Bentley, e está presente também no Audi Q7 e Porsche Cayenne. Isso garante que recursos antes exclusivos à modelos de alto luxo estejam presentes no Touareg, como o eixo traseiro esterçante e a suspensão ativa, e provém redução de peso e mais rigidez estrutural. O carro perdeu 106 kg em relação ao antecessor graças a divisão de 48% de alumínio e 52% de aço de alta e altíssima resistência.

São 128 LEDs por farol

A assinatura visual na dianteira é composta por 128 LEDs em cada farol, capazes de “transformar a noite em dia” segundo a VW. Nós não duvidamos.

O interior é repleto de luxo e traz o que há de mais avançado na VW

No interior as referências à outros automóveis da VW são claras. Os dutos do console central em posição mais baixa lembram o Polo, enquanto que a seção acima do porta-luvas é inspirada no Passat. O volante, que surgiu no Golf Mk 7, tem mais aço escovado do que nunca e o painel central conta com duas televisões: só a central multimídia conta com 15 polegadas. As versões mais caras ainda poderão contar com som de 730 watts, bancos com massageadores e ventilação, ar-condicionado com quatro zonas e o maior teto panorâmico da história da Volkswagen. Tudo é superlativo no novo Touareg.

Suspensão ativa e tração integral vão permitir o uso off-road do veículo

Quanto aos motores teremos duas versões com o V6 3.0 turbodiesel que encontramos na Amarok, uma com 230 cv e outra com 281 cv. O bloco a gasolina tem a mesma litragem mas gera mais potência, 335 cv. Uma versão R Line com o V8 twincharger do Audi SQ7 também é cotada, seria interessante ver o Touareg com a usina de 441 cv a 3.750 rpm e insanos 91,77 kgfm a 1.000 rpm.

Modelo é esperado para 2019

Com uma versão híbrida de 367 cv disponível inicialmente para o mercado chinês, é esperado que o Touareg conheça a maioria dos mercados em 2019. Os preços não foram revelados.