Michelin lança pneu com Bluetooth!

Tempos modernos exigem medidas modernas – e foi exatamente isso que a Michelin fez ao lançar no mercado o novo Pilot Sport Cup 2 Connect, pneu que agora conecta ao Bluetooth do seu celular!

O dispositivo foi pensado e desenvolvido para uso em pista e ajudar você, piloto, a ganhar aqueles segundos que faltavam na sua volta no track day. Porém, você poderá usar a qualquer hora, ajudando e muito a manter o pneu sempre regulado e no final das contas, economizar dinheiro. Com o Track Connect você pode saber exatamente o seu tempo de volta, comportamento do veículo e temperatura dos pneus, sendo que o próprio aplicativo te informa se você deve aumentar ou diminuir a pressão ou se você está fazendo a linha correta ou está cagando tudo nas suas voltas não.

Como funciona?

O pacote do Track Connect vem com 4 sensores, nos quais você colocará num aplique de borracha na parte interna da banda de rodagem. Tais sensores se conectam a um dispositivo que você terá que deixar dentro do carro e então esse dispositivo conecta no seu celular através de BLE (Bluetooth Low Energy). Os dados serão então vistos em tempo real no aplicativo da Michelin.

O aplicativo

Antes de dar a sua primeira volta; o aplicativo da Michelin te recomendará uma determinada calibragem inicial, dependendo do tipo de uso e condições do clima e asfalto.

Durante a volta; o Track Connect mostra em tempo real, seu tempo de volta, a pressão precisa de cada pneu e um dos mais legais; um medidor que indica o balanço do veículo, estando ele saindo de frente ou de trás!

Após suas volta; o aplicativo irá recomendar trocas de pressão em cada pneu para optimizar e melhorar o tempo de volta. Todos dados coletados estarão ao seu dispor para análises. Obviamente, se você quiser compartilhar no Facebook os seus 5 minutos em uma volta em Interlagos sua volta, faça sem medo!

O preço sugerido pela Michelin, apenas para o Track Connect são de 400 euros ou 1.700 reais em conversão direta, fora os pneus, que começam em 235/35 R19 e vão até obscenos 325/30 R21 (!). Uma tecnologia nova, jamais vista e que talvez no futuro fique acessível o bastante para estar em todas as classes de pneus, ajudando à todos nós salvarmos a vida útil de nossos preciosos e caros pneus.