Infográfico – GP da China – F1

Neste domingo (15) teremos o Grande Prêmio da China, terceira etapa do mundial de Fórmula 1 e novamente trazemos o infográfico da Pirelli com algumas informações e curiosidades sobre o circuito.

O circuito de Shangai conta com 5.451 metros, a corrida terá 56 voltas voltas, totalizando 305 kilometros percorridos em corrida.

O atual recorde da pista é de Michal Schumacher, que em 2004 virou 1:32.238.

Os pneus disponíveis para o GP deste final de semana serão os médios, macios e ultramacios.

A curvas mais exigentes do circuito são as 1 e 13 onde a curva 1 é em descida para a curva 2 e a curva 13 é uma longa curva feita em alta velocidade.

Há uma longa reta (uma das maiores do calendário), que pode ter o efeito de arrefecer os pneus, forçando os pilotos a prestarem muita atenção na área de frenagem, o que também é uma ótima oportunidade de ultrapassagens. Além disso o circuito não é muito utlizado durante o ano, o que pode torná-lo bastante “verde” e escorregadio.

Em 2017 tivemos duas paradas, com uma estratégia influencia pela chuva, onde Lewis Hamilton venceu com duas paradas, começando a corrida de pneus intermediários e depois parando mais duas vezes para colocar pneus macios. É um circuito bastante rápido e fluído, com as forças laterais (curvas) mais predominantes que as forças longitudinais (aceleração e frenagem).

No frio, muitos detritos de borracha foram observados no circuito, especialmente durante os treinos livres. Além disso o asfalto é bastante liso, tornando mais fácil encontrar uma configuraçnao consistente. O principal desagio é identificar o melhor ajuste entre downforce e arrasto aerodinâmico.