Honda PCX fica ainda mais futurista… fora do Brasil

A PCX é um best-seller da Honda do Brasil, mas existe uma moto na concorrência que está roubando parte da sua fatia no mercado. A Yamaha Nmax chegou em março de 2016 com faróis em LED, motor maior e freios ABS para trazer um tempero a mais no disputado segmento das scooters, e deu certo: meses depois a PCX recebeu um redesenho, contando com a iluminação toda em LED.

Este é o PCX 2018, ainda de fora do Brasil

Ainda assim, os freios ABS fazem falta. Mas o modelo internacional da moto agora contempla este importante item de segurança, que provavelmente em breve chegará ao modelo brasileiro (a Honda costuma atualizar rapidamente seus modelos de maior fluxo de vendas, caso da PCX).

Os faróis ganham… sobrancelhas?!

A suspensão traseira está mais recuada e recebeu molas de funcionamento mais progressivo, a fim de evitar o fim de curso em boa parte das situações, fato este que determinou algumas modificações no quadro para receber os amortecedores em nova posição. Os pneus agora são 100/80 na traseira contra 100/90 do modelo anterior e 120/70 na dianteira ante os 90/90 utilizados até então.

O painel abandonou o ponteiro para ser 100% analógico

O sistema de freios recebeu um novo disco dianteiro de 220 mm com os sistemas ABS e CBS. Enquanto o primeiro evita o travamento das rodas, o segundo aciona 30% do freio traseiro quando se aciona o freio dianteiro. O Combined Brake System já existe em alguns modelos mais baratos e ainda faz falta na PCX nacional.

O bagageiro está maior, mas pouca coisa

O bagageiro ganhou um litro de capacidade graças ao banco, 3 mm mais alto. Sendo assim a altura do banco, que recebeu uma mola para segurar o mesmo aberto, em relação ao solo foi para 764 mm, ainda bastante confortável para os mais desprovidos de altura. A tomada 12V continua lá.

A lanterna também mudou, ficando mais integrada à moto

A grande mudança visual está na dianteira, com um conjunto ótico de dois andares, mas a lanterna também mudou, ficando mais integrada à silhueta da moto. Em alguns mercados há chave presencial e freio traseiro a disco, por aqui esses itens são restritos à SH150i.