O monstro falso de Stuttgart

Amigos, este texto terá altas doses de polêmica, opiniões que poucas pessoas vão compartilhar, muitos vão até me odiar e me chamar de baba Fórmula 1, mas eu preciso compartilhar com vocês a opinião sobre o recorde do Porsche 919 Hybrid EVO em Spa Francorchamps, então sentem-se, peguem a pipoca e assistam esta belíssima treta.

Eu achei muito bacana um carro de outra categoria andar tão rápido em Spa, porém não é e nem deveria ser um recorde válido como comparação. Na verdade, a Internet veio a baixo dizendo que os carros do WEC são mais rápidos que os carros de F1, mas isso na verdade está errado.

Vamos entender, o Porsche 919 era um carro da classe LMP1 do WEC (o Campeonato Mundial de Endurance), classe essa, do topo da categoria, porém em 2017 a Porsche resolveu abandonar a categoria e ficou com um carro “parado” em sua fábrica, com partes novas já desenhadas e produzidas, juntamente com um plano de melhoramentos gerais do projeto, o que eles fizeram então? Resolveram alterar o carro inteiro como um exercício de engenharia focado que resultou num monstro. Retrabalharam todo o perfil aerodinâmico do carro, elaboraram um mapa do motor para trabalhar sem limite de consumo de combustível previsto no regulamento, mexeram na calibração do sistema de recuperação de energia, liberando toda a energia possível numa volta e apelaram para uma dieta bastante extrema, chegando até a remover faróis, macacos pneumáticos e todo o sistema de ar-condicionado do carro, tudo em nome da velocidade. O resultado? O temporal que o Porsche virou foi de 1:41,770, uma diferença de 0,783 segundo mais rápido em relação ao carro de Fórmula 1 de 2017 pilotado por Lewis Hamilton.

É aí que começa o erro de todos , pois um carro do WEC não é mais rápido que um carro de Fórmula 1, e sim este carro, o Porsche 919 Hybrid Evo, este carro que foi feito somente para isto, ou seja, um modelo único, feito exclusivamente para voltas lançadas, que não precisa cumprir nenhum regulamento técnico, não tem limite de uso de combustível, nem restrições aerodinâmicas, ou seja, é um carro baseado em um carro do WEC, com algumas semelhanças, porém tecnicamente outro carro, ou seja, é errado querer comparar um carro que não sofre exigências de nenhum regulamento de campeonato, com outro carro que segue, não há lógica.

Em 2017 Lewis Hamilton marcou a pole para o GP da bélgica de 2017 com o tempo de 1:42,553, diferentemente do Porsche, o carro cumpria todas as exigências do regulamento do campeonato, começando pelas unidades de potência,, o motor V6 Turbo que trabalha com dois sistemas híbridos auxiliares, o MGU-H e MGU-K,um que recupera a energia das frenagens e o outro que recupera energia do calor do motor e turbo, respectivamente, juntos eles geram energia que é convertida em potência extra para os motores, porém até 2017, o campeonato permitia que cada piloto usasse até 4 motores durante a temporada, além de um consumo máximo de 100kg de combustível por hora, com todos estes fatores, os motores raramente estão no seu regime de potência máxima, devido ao tempo que precisam durar.

O tempo que o Porsche virou é sim algo extremamente impressionante, não seria justotirar os méritos do pessoal da Porsche que realmente criou um carro de corrida monstruoso e mostrou ao mundo o que uma equipe que pode trabalhar sem limitações técnicas pode fazer, e para se ter ideia do quão monstruoso foi o tempo do 919 Hybrid Evo, em 2017, o Porsche 919 Hybrid ficou com a pole em Spa Francorchamps com um tempo de 1:54,097. Ou seja, sem as restrições do regulamento, o carro foi 13 segundos mais rápido, isso apenas mostra claramente como os regulamentos acabam estrangulando a criatividade dos engenheiros levando á uma “lentidão” cada vez maior dos carros de corrida.

Por isso, antes de finalizar o texto, deixo aqui uma reflexão, se um carro do WEC totalmente livre de seu regulamento conseguiu ser 13 segundos mais rápido, o quão mais rápido um carro de F1, caso decidissem fazer o mesmo e montar um carro sem preocupação em cumprir regulamentos? Espero que alguém de qualquer equipe da F1 leia este texto e resolva nos presentear com essa surpresa…

Ps.: Este texto não é uma defesa em relação a F1 ter perdido seu recorde em Spa, muito menos fanatismo pela F1, é apenas alguns fatos que temos de levar em consideração antes de sair falando qual carro é mais rápido ou não.

E abaixo, um belo vídeo e uma linda galeria de imagens do Porsche 919 Hybrid Evo.