Este é o novo carro presidencial da Rússia

Dia 7 foi a cerimônia de posse para o quarto (!) mandato de Vladmir Putin, presidente da Rússia. Porém o que mais chama a atenção é o novo carro presidencial, de concepção e construção russa, a sair do Kremlin nesta segunda-feira. O visual tem silhueta semelhante ao do Rolls-Royce Phantom, mas a frente tem uma grade muito maior e os faróis lembram os do Grand Cherokee atual.

A limousine do Putin é produto da Rússia

Por mais que não tenha rodado nem um quilômetro, os poucos metros serviram para divulgar a nova limousine russa. O projeto, chamado de Kortezh (comboio em russo), esteve a cargo do Centro de Pesquisa do Estado NAMI aliado com a fabricante Sollers e começou em 2012. Deste projeto surgiu a limousine então apresentada, mas ainda teremos um sedã e um hatchback (!!).

Os modelos serão comercializados ao público, com cerca de 250 a 300 unidades produzidas já a partir do no que vem sob a marca Aurus. O nome vem da palavra ouro em latim “aurum” e “rus” como abreviação de Rússia. Interessante notar que anteriormente a presidência russa utilizava um Mercedes-Benz S600 Pullman. Provavelmente a utilização de um modelo importado deixava o Vladimir Putin (!!!).