Pela primeira vez, Volvo lança carro sem motor diesel

O novo Volvo S60 será o primeiro Volvo a ser produzido sem um motor a diesel, destacando o compromisso da Volvo Cars com um futuro de longo prazo além do motor de combustão tradicional.

Todos os novos modelos da Volvo lançados a partir de 2019 estarão disponíveis como um híbrido a gasolina suave, um híbrido a gasolina plug-in ou um veículo elétrico a bateria. Essa é a estratégia de eletrificação mais abrangente da indústria automobilística e a Volvo Cars foi a primeira montadora tradicional a se comprometer com a eletrificação total em julho de 2017.

“Nosso futuro é elétrico e não vamos mais desenvolver uma nova geração de motores a diesel”, disse Hakan Samuelsson, presidente e diretor executivo da Volvo Cars. “Vamos descontinuar os carros apenas com um motor de combustão interna, com versões híbridas a gasolina como opção de transição à medida que avançamos para a eletrificação total. O novo S60 representa o próximo passo nesse compromisso.”

No mês passado, a Volvo Cars reforçou sua estratégia de eletrificação afirmando que pretende que carros totalmente elétricos representem 50% de suas vendas globais até 2025. O anúncio foi feito no Salão de Pequim de 2018, posicionando-o como um poderoso participante na China, o principal mercado mundial de carros eletrificados.

O novo S60, um sedã esportivo de médio porte premium, baseia-se na plataforma Scalable Product Architecture (SPA) desenvolvida internamente na Volvo, que também sustenta os novos carros da série 90 e 60 da empresa. O irmão do S60, o V60, foi lançado no início deste ano em Estocolmo.

O novo S60 estará inicialmente disponível com uma gama de motores a gasolina Drive-E de quatro cilindros, bem como com duas versões híbridas plug-in a gasolina. Versões híbridas leves virão no próximo ano.

A produção do novo S60 começará neste outono (americano) na nova fábrica da Volvo Cars, nos arredores de Charleston, Carolina do Sul. A fábrica de Charleston será o único local de fabricação do novo S60, o que significa que os S60s fabricados nos Estados Unidos serão vendidos no mercado dos EUA e no exterior por meio de exportações.