Palio 1.8R: Esportivo ou Esportivado?

Este texto inicia uma nova série aqui no Amigosgearheads.com.br: Esportivo ou Esportivado?

Queremos mostrar pra vocês uma categoria de modelos que passaram por terras brasileiras e foram tratados como ESPORTIVOS em nosso mercado, mas que geram dúvidas sobre sua real esportividade. Alguns deles são até chamados por aí de ESPORTIVADOS (Aquele que parece, mas não é).

Não queremos de forma alguma taxar algum modelo como BOM ou RUIM, apenas mostrar pra você Gearhead que sua procura por um carro de maior apelo esportivo pode ser mais difícil do que você imagina e que tudo depende do nível de performance que você espera do carro.

Após essa breve introdução, escolhi para o capítulo de hoje um modelo que chamou muito atenção no seu lançamento em 2007 (já como linha 2008): O Fiat Palio 1.8R.

Cores chamativas e apliques exclusivos marcaram a chegada do 1.8R.

Já com longos anos no mercado e grande sucesso em vendas, a Fiat apostou no apelo esportivo para eternizar o modelo. O visual do Palio chamou atenção por onde passou com seu aerofólio em cor cinza, adesivos exclusivos, mascara negra nos faróis e rodas também exclusivas da versão. O interior também recebeu costuras de cor diferente no volante, cintos de segurança e bancos, além de usar os painéis internos da versão HLX, muito mais harmoniosa que a versão de entrada.

Mas como todos devem imaginar nem só de visual se faz um esportivo, certo? A Fiat utilizou de sua parceria com a GM para colocar no cofre do Palio o motor 1.8 que já havia utilizado também no Idea. Com sistemas de admissão e escapamento redesenhados e nova central eletrônica, o motor passou a entrega até 115cv 5.500 rpms e 18,6 kgfm de torque já aos 2.800 rpms quando abastecido com Etanol. O salto de potência exigiu outras modificações: os freios passaram a usar discos dianteiros de 257mm (contra 240mm das versões “comuns”) com sistema ABS opcional e novas molas garantiram 15% a mais de rigidez para a suspensão do Hatch (e também deixou ele 1,2 cm mais baixo).

Motor 1.8 de origem GM deu folego ao conjunto.

Ainda com todos os novos componentes o desempenho não era nada surreal: 0-100 km/h em 9,2 segundos e velocidade máxima de 191 km/h. Claro que se comparado as versões 1.0 e 1.4, o carro surpreendia mesmo não tendo recebido reforços estruturais ou aerodinâmicos.

Mas e pra você Gearhead, essa proposta do Palio 1.8R fez dele um ESPORTIVO? ou foi apenas um modelo ESPORTIVADO?