Grupo BMW expõe veículos especiais no RETTmobil 2018

A RETTmobil (European Exhibition for Rescue and Mobility é uma feira anual que apresenta produtos, inovações e serviços: produtos de renomados fabricantes de ambulância e veículos de resgate de emergência, bem como renomados expositores das áreas de equipamentos veiculares, medicina de emergência, vestuário, tecnologia de rádio, editores, associações comerciais, associações de ajuda, bombeiros e forças armadas, bem como outros produtos envolvidos no setor.

Achou que era uma feira pequena né?

Entre esses produtos, os veículos de resgate tem bastante destaque entre os expositores. O Grupo BMW possui uma divisão aplicada neste ramo que desenvolve parte de seus modelos para o uso em serviço e trouxe para a 18ª edição da feira em Fulda na Alemanha 3 principais veículos.

BMW X3 xDrive20d: dotado do motor 2.0 Turbodiesel de 4 cilindros, o modelo desenvolve exposto entrega 190cv de potência e 40,7 kgfm de torque, o modelo foi utilizado de base para uma viatura dos Bombeiros recheada de equipamentos (além do ótimo visual). Começando por um sistema especial de luzes de emergência instalado no teto do veículo. O conjunto inclui ainda iluminação frontal com LEDs azuis e luzes de pisca na tampa do porta-malas para melhor reconhecimento e segurança das equipes de resgate. O modelo ainda traz antena para GPS, rádio digital, dispositivo para aparelhos de radiofrequência, tomada elétrica de 230 Volts e dispositivo para carregamento de baterias.

MINI John Cooper Works: este veio com a proposta de veículo de ronda urbana para a Polícia, mas não precisamos lembrar que seu motor 2.0 Turbo de 231cv (aliado a transmissão automática Steptronic de 7 velocidades e dupla embreagem) vai dar muito trabalho pra quem tentar fugir de uma abordagem no trânsito.

BMW F 750 GS: como cereja do bolo a marca ainda trouxe uma motocicleta do mais alto nível.  Equipada com um motor bicilíndrico em linha, de quatro tempos, com 853 cm³ gerando 77 cv e 8,4 kgfm de torque. Além de atingir 190 km/h e ter uma ótima capacidade offroad, a lista de equipamentos também é grande: sinalizadores e giroflex em LED, com iluminação comutável nas cores azul e amarelo, além de luzes e sirene acionados por meio de um painel de controle compacto e de fácil alcance das mãos. O piloto ainda tem à disposição assento ajustável, suporte para rádio e estojos laterais. A F 750 GS vem de série com modos de condução para pisos de baixa aderência, freios com ABS, luz de freio dinâmica e dois programas de pilotagem adicionais: Dynamic e Enduro.

Infelizmente no Brasil esse cenários é muito inferior ao europeu e jamais veremos esse tipo de veículo de serviço por aqui, mas deixamos uma galeria bem farta logo abaixo e quem sabe nosso governo não se inspira.