Infográfico GP de Mônaco – F1

Neste domingo, (27) teremos o Grande Prêmio de Mônaco, sexta etapa do Mundial de Fórmula 1, e como tem virado hábito, trazemos mais um infográfico que a Pirelli disponibiliza com informações sobre o circuito.

Começando pelo traçado, o circuito do Principado tem 3.337 metros de extensão, a corrida terá 78 voltas totalizando 260,286 Kms percorridos em corrida, é o único circuito da F1 onde não são completados os 300 Km mais uma volta, devido ao tempo de duração da prova que poderia se estender facilmente por mais de duas horas.

O recorde da pista é de Sérgio Perez, que em 2017 marcou o tempo de 1:14.820.

Os pneus disponíveis para estar corrida serão os Supermacios, Ultramacios e Hipermacios, este último fazendo sua estreia em corrida no campeonato.

A ponto principal em Mônaco tem a ver com gerar o máximo de aderência possível já que é um circuito que não se usa tanto aerodinâmica.

Mônaco também tem a volta mais curta e mais lenta do calendário, com o hairpin sendo a curva mais lenta da F1. As taxas de desgaste e degradação são geralmente também são as menores da temporada.

É um dos circuitos onde é mais difícil ultrapassar, então qualificar na primeira fila é muito importante, mas há um risco razoavelmente alto de um safety car também; o que obviamente pode afetar a estratégia de corrida.