BMW lança nova tecnologia de carregamento para seus modelos

O grupo BMW está estreando sobre o nome da BMW i (divisão elétrica da marca bávara) o novo carregador por indução para as baterias dos veículos híbridos. Ela é a primeira fabricante a lançar esse tipo de tecnologia para veículos no mercado. Isso faz parte da estratégia global do Grupo BMW, na qual a companhia segue liderando o desenvolvimento de tecnologias de carregamento que facilitam o uso dos veículos com pilha bateria.

A base será oferecida como um opcional e fazem parte, duas coisas: a estação de carregamento indutivo (GroundPad), igual aquela que você usa no seu celular, só que maior e também a parte que irá no veículo (CarPad), mesma posição de um protetor de cárter. O GroundPad gera o campo magnético e o CarPad induz a corrente elétrica que carrega a bateria.

O carregamento é bem fácil de se fazer, você para o carro em cima da base, pressiona o botão do Start/Stop e o carregamento é iniciado. Quando a carga estiver completa, o sistema para automaticamente. O carregador suporta chuva ou neve e se auto desliga na presença de objetos estranhos a ele. Prático para aqueles dias de chuva que você não quer descer do carro.

Por enquanto, a tecnologia pode ser encomendada apenas para os 530e iPerformance e nesse caso, a bateria de 3.2kW são carregadas em cerca de 3 horas e mais e com uma taca de eficiência de 85%. Obviamente essa tecnologia não pensa em vir para o Brasil e é disponibilizada apenas na Alemanha no início e depois irá para o Reino Unido, Estados Unidos, Japão e China.