KIA revela novo elétrico no Salão de Automóvel na Coréia

A KIA revelou um novo veículo elétrico, o Niro EV, com um alcance de incríveis 450km em apenas uma recarga.  Um design para agradar um grande público e o atrativo de ser um veículo não poluente são as apostas da KIA.

O Niro EV é uma grande aposta para a KIA, no qual ocupa uma posição única no mercado. Um crossover elétrico  compacto. Um pacote muito prático, um longo alcance com uma recarga e novas tecnologias de segurança são ideais para o mercado coreano, no qual é onde o compacto será primeiramente oferecido até o final deste ano. O Niro EV também será vendido no mercado europeu provavelmente em 2019. Os valores ainda não foram anunciados.

Na Europa, o Niro EV será equipado com uma bateria de 64kWh de polímero de lítio e com isso, o alcance previsto é de 450 quilômetro por carga. Para recarregar, usando um carregador rápido de 100kW, a bateria chega à 80% em um pouco menos de uma hora. Uma outra opção será uma bateria de apenas 39.2kWh com um alcance de 300 quilômetros.

O Niro irá receber toda essa energia nas rodas da frente por um motor elétrico de 150kW, ou pouco a mais de 200 cavalos. O torque é oferecido à qualquer momento e é de 40.3kgfm. Nada mal para um compacto.

O Niro EV não é a primeira tentativa da KIA em oferecer um elétrico. A primeira foi o KIA Soul EV, no qual foi muito aceito no mercado europeu, ainda mais com o interesse do continente em banir os diesel e focar cada vez mais em veículos elétricos. O Niro já é oferecido em versões hibridas e agora irá um passo além, com uma motorização totalmente elétrica.

O design foi criado no Centro de Design da KIA na California, nos Estados Unidos em parceria com o Centro de Design de Namyang. O melhor de dois mundos se uniram para criar um veículo prático, com carroceria aerodinâmica com superfícies sutilmente esculpidas para agradar no exterior e interior. A inspiração veio do conceito revelado no início do ano em Las Vegas.

O Niro EV vem equipado com rodas de 17 polegadas de alumínio e por trás das rodas de 5 raios existe o sistema regenerativo de freio, para acumular energia enquanto você não acelera o veículo. Na traseira também podemos observar novas lanternas de LED e detalhes em azul no para-choque.

Dentro da cabine podemos ver um design bastante sóbrio que segue a escola asiática de design, no qua é um ótimo detalhe. Com um entre-eixos de 4.375mm, e por ser elétrico, o espaço interno é bem amplo, com uma altura interna de 1.56 metros. O bagageiro oferece 451 litros, mais do que muitos outros elétricos.

O KIA elétrico é o primeiro a acomodar o câmbio “disco” em um KIA. Já vimos isso em carros de luxo ingleses e agora parece que todos poderemos ter. Alguns sistemas de segurança oferecidos são; Sistema para evitar colisões frontais, Sistema inteligente que acompanha as faixas e veículos em frente (Sistema de Condução Autónoma de Nível Dois) e um Sistema de Cruise-Control inteligente.