Nova BMW X3 M40i terá produção em Araquari – Primeiro com tecnologia semiautônoma fabricado no Brasil

A nova versão top de linha da BMW X3, o SUV médio da fabricante, terá produção em Araquari, Santa Catarina à partir de 18 de junho.

O modelo será o M40i, de 3 litros, 360 cavalos precisos e pontuais germânicos (sendo 54 a mais que o anterior) e 51Kgfm patadas de torque máximo. O câmbio é o automático de oito marchas e a tração para segurar tudo isso é integral. Ele será produzido aqui, em terras brasileiras, dividindo a linha de produção com a versão xDrive30i X Line, cuja montagem teve início no último dia 26 de Março, logo após as vendas de ambas as versões terem iniciado no Brasil. A fabrica ainda conta com a produção do sedã Série 3, o irmão menor da X3, a X1 e do Sport  Activity Coupé X4 (aquele SUV esquisito).

“Produzir a mais alta tecnologia de mobilidade global no Brasil se tornou realidade por conta da vigência de um regime automotivo que motivou as empresas a agregarem tecnologia ao país e aproximadamente R$ 1 bilhão de investimentos do BMW Group em suas operações locais. Esperamos que o Rota 2030 seja aprovado muito em breve afim de trazer previsibilidade e viabilizar novos investimentos e lançamentos em linha com o que há de mais avançado no mercado mundial”, afirma Gleide Souza, Diretora de Assuntos Governamentais do BMW Group Brasil.

O BMW X3 é uma referência no segmento premium médio de utilitários. E a nova geração do modelo chega para estabelecer novos padrões de tecnologia. Entre as principais inovações do SAV (nome fresco à SUV, no qual significa Sport Activity Vehicle) estão a conectividade e os dispositivos de assistência ao motorista, com destaque para o Driving Assistant Plus, que informa, por meio de alertas visuais e sonoros, situações de tráfego em cruzamentos, mudanças involuntárias de faixa de rolamento, possibilidade real de colisão traseira, além de controle e prevenção de aproximação inadvertida frontal. Outro sistema importante é o Parking Assistant Plus, que permite estacionar o veículo de forma segura e sem a necessidade de o condutor tocar no volante. Com o auxílio de câmeras e sensores, e da função Surround View, capaz de exibir imagens do entorno do veículo, em tempo real, o sistema realiza manobras de forma rápida e precisa.

O pacote de tecnologias conta ainda com mais dispositivos de segurança, como o Active Protection, capaz de detectar riscos de colisão iminente e acionar diversos equipamentos de proteção aos ocupantes, entre eles, os tensores dos cintos de segurança e o fechamento automático dos vidros das janelas e do teto panorâmico.

A central multimídia da X3 M40i conta um uma tela de 12,3″, com som Surround da Harman Kardon (é difícil de ler? Então é bom). Sistema de navegação e disco rígido com 20 GB para armazenamento de arquivo como músicas e vídeos. Além do sistema ConnectedDrive que disponibiliza serviços de Concierge, informações de trânsito em tempo real, Chamada de Emergência Inteligente e Serviços Remotos. Outro recurso adicional é a preparação para Apple CarPlay.

A fábrica Catarine é uma das mais modernas do grupo e conta com R$ 1 bilhão em investimentos, valor aplicado desde sua fundação. Erguida em um espaço de 1,5 milhão de metros quadrados – dos quais 500 mil m² de área pavimentada – a infraestrutura local contempla atividades de montagem, carroceria e soldagem, sistemas de pintura e logística, além de prédios administrativos e auxiliares.