Ford inicia testes com van autônoma para entregas em Miami

A Ford não está querendo ficar atrás de outras fabricantes e empresas em testes de veículos autônomos e com isso, avançou mais um passo no seu programa de testes em Miami (EUA), em parceria com uma empresa de serviços de entrega, a Postmates.

A Postmates é uma empresa de serviços de entrega que trabalha com entrega em domicílio de restaurantes, lanchonetes, lojas de ferragens e outros varejistas. Quando o cliente faz um pedido à Postmates, ele tem a opção de receber sua encomenda em uma Ford Transit autônoma de pesquisa.

Os veículos usados nesse programa têm todos os equipamentos e se parecem com um modelo autônomo, com uma única diferença: na verdade, eles são dirigidos por um motorista treinado. Mas você pode nos questionar, por quê? Isto porque o foco da pesquisa está concentrado na primeira e na última etapas da entrega, não a viagem em si.

“O objetivo é testar como as empresas e os consumidores interagem com um carro autônomo e se há obstáculos a serem superados”, destaca Alexandra Ford English, do time de Negócios de Veículos Autônomos da Ford. “A nossa tecnologia de direção autônoma continua a ser testada e desenvolvida em outros veículos.”

A van de pesquisa foi preparada para testar várias interfaces, como a tela sensível ao toque, os múltiplos compartimentos e o sistema de áudio externo do automóvel autônomo da Ford projetado para chegar ao mercado em 2021. Para atender vários clientes na mesma viagem, o veículo conta com três compartimentos fechados: dois traseiros e um lateral, do lado do passageiro, com diferentes tamanhos para testar a configuração ideal para cada produto.

Para a entrega ocorrer, um funcionário da loja digita seu código de acesso na tela para abrir o compartimento da van. Quando a van chega no local, o cliente que também recebeu o código por uma mensagem no celular, digita o código na van e o compartimento correto se abre. O processo de retirada do produto é também acompanhado por uma orientação de áudio para ajudar o cliente no que fazer.

São mais de 70 empresas que participam desse programa com a Ford e PostMates em Miami. Esses negócios também têm interesse em saber e entender como os veículos autônomos irão se comportar e impactar o nosso futuro. A questão é; não é preciso apenas ter um veículo que vá sozinho do ponto A ao ponto B, mas também é necessário evoluir como o sistema funciona para os negócios e clientes, parte importante em todo esse processo.