Aston Martin revela novos Vantage GT3 e GT4 em Le Mans

A Aston Martin Racing revelou ao público os seus novos Vantage GT3 e Vantage GT4 nas 86ª 24 Horas de Le Mans, com o Vantage GT3 a fazer a sua estreia no Michelin Aston Martin Racing Le Mans Festival neste fim de semana.

O novo Vantage GT3 e GT4 – o primeiro a assumir a pista pela primeira vez na quinta-feira (14 de junho) nas mãos do piloto da Aston Martin Racing, Ross Gunn – é derivado do novo Aston Martin Vantage GTE; dois deles são inscritos na categoria GTE Pro da maior corrida de resistência. Todos os três carros de corrida Vantage modernos são baseados no carro de estrada Aston Martin Vantage, aclamado pela crítica, e alimentados pelo mesmo motor V8 turbo de 4,0 litros, otimizado pela Aston Martin Racing.

Pesando a seco 1245 kg, o Vantage GT3 produz cerca de 535 cv e 700 Nm de torque. Construído a partir de um chassis de alumínio leve, novamente baseado no carro de estrada, possui uma gaiola de aço, uma caixa de velocidades sequencial de seis velocidades Xtrac, uma embraiagem multi-discos Alcon, amortecedores ajustáveis ​​de 4 vias Öhlins e freios Alcon e Bosch Motorsport.

O Vantage GT3 permanece em desenvolvimento até ser homologado em 1 de março de 2019 e substitui o carro de maior sucesso da Aston Martin, o V12 Vantage GT3, que ainda vence corridas sete anos depois de ter sido lançado – mais recentemente no Blancpain GT Series Cup Endurance e série britânica GT. Uma das principais razões para a popularidade do antecessor do Vantage GT3 foi a facilidade com que permitiram pilotos inexperientes dirigir rapidamente, mantendo uma janela de desempenho ideal para os pilotos profissionais serem competitivos.

Apesar de não competir neste fim de semana, o novo Vantage GT4 permanecerá em exibição no paddock do Aston Martin Racing Festival, oferecendo aos clientes em potencial e aos fãs da corrida um primeiro vislumbre do novo carro de corrida da marca. Juntamente com o Vantage GT3, ele permanecerá em desenvolvimento ao longo de 2018 e deverá ser homologado para competição a partir de 1º de março de 2019.

“A dirigibilidade e uma ampla janela operacional continuam sendo os principais alvos para nós, conforme desenvolvemos os novos carros de corrida Vantage GT3 e GT4”, diz John Gaw, diretor administrativo da Aston Martin Racing. “O fato de os nossos clientes poderem ainda adquirir o V12 Vantage GT3 e serem competitivos sete anos após a sua introdução, é um legado fantástico para se construir, e os novos automóveis vão assumir este conceito em trancos e barrancos. O atual GT3 é muito popular entre os clientes, e há um desejo de expandir nosso mercado para mais campeonatos e em alto nível, e pelas expressões de interesse que temos visto até agora acredito que estamos no caminho certo para fazer isso”.

O vice-presidente e diretor de operações especiais David King disse: “O Aston Martin Vantage GT3 é um digno sucessor do V12 Vantage GT3 e representa o futuro de nosso programa de corridas com clientes. Com o contínuo crescimento das corridas GT em geral e GT3 em particular, este novo carro e seu irmão Vantage GT4 liderarão nossa expansão nos mercados GT em todo o mundo e em determinadas áreas dos EUA e da Ásia. Já vimos um alto nível de interesse de clientes em potencial e só esperamos que para crescer à medida que o carro evolui mais perto de sua data de homologação”.