Carros da Galera – Conheçam a Dodge Dakota Sport de Paulo Duarte

Falaí galera GearHead, hoje estamos postando mais um projeto do Carros da Galera! Além de nos aproximarmos de vocês, isso fará com que todos possam conhecer outros carros, ver diversos pontos de vista em cima do mesmo, despertar aquela paixão escondida meio renegada e até mesmo tirar aquela dúvida final, aquele detalhe que faltava para te animar na compra do veículo!

Lembramos que não queremos apenas os projetos mais absurdos, qualquer um pode participar, o foco aqui é na sua história com seu carro ou outros carros, queremos conhecer nossos leitores também! Hoje traremos a história daquele carro que vem com uma caixa de direção pior que Kombi, um carro com tanta eletrônica que acaba virando mais coisas para dar problema (e dá problema), com uma suspensão quase (eu disse quase) tão frágil quanto a de um Peugeot, e que se der problema, senta e chora porque peça é treta pra achar! Com vocês a história de Paulo Duarte e sua Dodge Dakota Sport.

Diga seu nome, idade, onde mora…aquela apresentação básica para a galera te conhecer!

Meu nome é Paulo Duarte, tenho 38 anos e sou de Pedro Osório-RS.

Qual carro você tem?

Dodge Dakota Sport 2.5 turbo diesel 2001 CE.

Como você acredita que nasceu esta paixão por carros?

Desde criança eu convivia em uma oficina com meu pai, e desde meus 13 anos de idade eu convivo com carros e praticamente tudo que envolve mecânica

Porque escolheu este carro?

Eu tinha uma S10 1998 2.8 4×4 e precisava trocar ela, vi esta Dodge a venda no Facebook e pensei em trocar pau a pau nela por ser uma Dodge e pensei “poxa, Dodge é Dodge né?”

Como você acredita que nasceu este amor/paixão/admiração por este carro em especifico?

Eu acredito que tenha sido quando eu soube o quão rara ela era, quando percebi o quando era linda e confiável, muito mais robusta do que a maioria da concorrência da época dela, e até hoje em dia chama atenção por onde passa.

Quais carros já teve antes do atual?

Ford Versailles Ghia 1.8 álcool, S10 1998 2.8 turbo diesel 4×4, Vectra CD 1993 2.0, Santana 1989 1.8 2 portas e vários outros que não me recordo.

O carro tem alguma alteração de motor e/ou estética!?

Originalmente ela tem o motor eletrônico e foi adaptado para funcionar com bomba injetora, está com bomba injetora de D20 e está com a bomba aberta, a pressão do turbo foi alterada de 1kg para 1.5kgs, esteticamente apenas quebra mato, santo antônio,estribos e milhas em led.

Tem alguma pretensão de preparação de motor e/ou estética ou pretende deixar original!?

Já tenho algumas modificações, mas pretendo melhorar a potência, levantar a suspensão, botar pneus maiores e repintar ela inteira.

Quais você considera os pontos fortes e fracos do carro?

Pontos fortes: muito robusta, caçamba bem grande, ajuda muito principalmente no trabalho, mecânica confiável. Pontos fracos: motor diesel original dela (Detroit) é muito problemático, mas já estou com ela a 6 anos, e só me deixou na mão 2 vezes.

Como é o uso no dia-a-dia!? (Conforto, consumo, manutenção, desempenho, etc)

Conforto é ótimo, não dá pra exigir muito de uma caminhonete robusta e dos anos 2000, consumo não é muito alto, já fiz 13km/l, manutenção eu pensava que era bem cara, mas está num preço razoável, nem muito caro, nem muito barato, desempenho é ótimo, não falta torque quando preciso, nem potência quando preciso fazer alguma ultrapassagem.

Como são seus gastos com o carro?

Ultimamente só tive gastos com o motor, suspensão até hoje não fiz praticamente nada, além de motor só troquei os 4 pneus, pastilhas e discos de freio, mais manutenção de rotina.

Qual foi a viagem mais longa que já fez com ele?

Foi uma viagem de 400km, mas foi feita três vezes num dia só, ou seja 1200kms.

Como se portou durante a viagem?

Não deixou na mão, e felizmente chegou sem problema nenhum.

Ele já te deixou na mão? (Quebrar em algum lugar longe de casa/voltar de guincho pra casa) O que aconteceu?

Infelizmente sim, como o motor detroid é um motor meio problemático, por mais que você cuide, uma hora ele vai dar problema, a primeira vez ela começou a soprar uma válvula e até aí estava de boa, funcionando em 3 cilindros, quando o motor começou a bater muito forte, aí tive que parar no acostamento e mandar no guincho e mandei ela direto para uma retifica para fazer logo o motor inteiro de uma vez só, e agora mês passado começou o mesmo problema do motor começar a bater, tive que mais uma vez mandar para mesma retífica, pelo menos ainda estava na garantia.

Qual a melhor história que já teve com este carro!?

Histórias é bem difícil de se ter quando você tem um carro de trabalho, mas fiquei bem impressionado no dia em que ela rodou 1200kms num dia só sem dar problema nenhum, sem contar que desses 1200kms, 20kms eram de estrada de lama, e para uma caminhonete 4×2 se saiu perfeitamente bem.

E a pior?

A pior história mesmo foi quando estava chegando em casa e ela me deixou na mão pela primeira vez.

Pensa em algum dia trocar/vender este carro!?

Infelizmente sim, uma hora ou outra vou ter que dar tchau para ela.

E por hoje foi só pessoal! Essa foi a história do Paulo e sua Dakota Sport. E se você quer participar do Carros da Galera é só mandar um e-mail para contato@amigosgearheads.com.br. Lembrando que o carro da semana sempre será a capa do nosso Facebook. Esperamos que todos tenham gostado e semana que vem tem mais! Para ler sobre outros carros que participaram aqui do carros da galera, clique aqui.

Todas as informações aqui veiculadas são de total responsabilidade do autor das respostas e elas não necessariamente representarão a opinião do Amigos GearHeads.