Andar sobre as nuvens, assim é o Chassi sMOTION da ZF

O foco da tecnologia automotiva mudado constantemente nas últimas décadas. Percebeu-se que realmente híbridos e autônomos são o futuro e que conforto e eficiência é o que venderá carros daqui pra frente, ao invés de potência e desempenho.

sMOTION em testes.

O destaque da vez vem através da ZF, líder mundial em driveline e tecnologia de chassis – além de ser famosa por suas obras primas em câmbios de superesportivos. A novidade é um sistema de chassis totalmente ativo, que faz com o que  o carro absorva e corrija todas as imperfeições do solo, proporcionando uma rodagem com o maior conforto possível.

Aqui está um dos responsáveis pela magia.

O sistema controla eletronicamente a atuação dos amortecedores de cada roda de forma individual através de bombas elétricas, proporcionando diferentes situações para cada ponto da suspensão. Em uma curva, o sistema pode estender um lado da suspensão e retrair o lado contrário fazendo com que a inclinação lateral seja a mínima possível. Em situações mais repentinas o sMOTION pode anular o impacto de pequenos desníveis, tampas de bueiro, cascalho ou asfalto áspero. Aliado a outros sistemas de driveline através do cubX, o sMOTION ainda pode atuar em conjunto com a direção elétrica da ZF, o controle de freio integrado (IBC), a direção do eixo traseiro (AKC) e o sistema de acionamento elétrico do eixo (eVD), fazendo com que a condução seja suave e repasse perfeição aos ocupantes do carro.

O chassi inteligente da ZF poderá ser licenciado para outras marcas

Esta tecnologia é voltada também para o segmento de carros autônomos, visando evitar sustos e insegurança aos ocupantes do carro quando não há um motorista no controle. Apesar do projeto inovador a ZF ainda não divulgou quais montadoras estariam interessadas em aplicar esses “detalhes” em seus carros.