O Toyota das 24 Horas de Le Mans terá uma versão de rua com 1.000 cv!

A fabricante com o setor de design mais duvidoso da atualidade, a Toyota, irá lançar um dos carros mais rebeldes dos últimos tempos. Não adianta falar de Porsche 918 Spyder ou McLaren P1, eles são agregadores do que há de mais avançado em tecnologia, e não carros viscerais como Porsche 911 GT1 e Mercedes-AMG CLK GTR. Esses aí, praticamente conversões do Mundial de Endurance para as ruas, não tiveram sucessores. Até agora.

O GT1 dos tempos atuais tem visual já definido

A aguardada vitória nas 24 Horas de Le Mans (que só foi possível após a Porsche ter abandonado a LMP1, diga-se) fez os japoneses se encherem de orgulho e confirmarem que irão lançar um modelo, de produção limitada, que irá trazer para as ruas toda a essência do Toyota TS050 Hybrid. O legal é que ele será muito parecido ao que já foi apresentado com o Toyota GR Super Sport Concept apresentado há alguns meses.

Incrível como a traseira casou bem com um carro de competição para as ruas

Algumas especificações já foram reveladas. O conjunto roda e pneu terá, nos quatro cantos do carro, medidas 330/710 R18 (e a medida não foi digitada errada), sendo que as rodas tem 13 polegadas… de largura!

As saídas de escape são pornográficas

Todo esse absurdo gasto em borracha não é a toa. O 2.4 V6 bi turbo, aliado ao THS-R (a usina elétrica do carro, conhecida como Toyota Hybrid System-Racing) produz 1.000 cv! A carroceria também recebe tratamento especial, com a mesma estrutura em fibra de carbono do carro de corrida e isso também inclui suspensão e freios. Tudo vem das pistas para garantir a máxima performance.

O TS050 é o carro que servirá de base para o modelo de rua

Sem as restrições do WEC é possível ter uma carroceria mais estilosa sem perder a funcionalidade. Os faróis são diferentes, o posicionamento das saídas de escape é exótico e os retrovisores são substituídos por câmeras. São liberdades impossíveis de serem encontradas num carro de corrida.

As rodas são de 18 polegadas (e você achando bonito aro 22 em Hilux)

Com Aston Martin Valkyrie e Mercedes-AMG Project One teremos novos patamares de desempenho no mercado. É quando a brincadeira deixar de ser apenas emocionante e passa a ser um extremo teste de resistência para quem dirige. Será que viveremos uma nova era dos LMP1 de rua?

Ainda estou procurando os faróis

Até que esse tal de carro híbrido não me parece ser um futuro tão desagradável.

Fonte.