A terceira geração do Ka, lançada em 2014 aqui no Brasil, nunca recebeu uma grande atualização. Com a chegada de concorrentes mais novos e/ou atualizados a Ford resolveu se mexer para oferecer mais equipamentos, melhor acabamento, um novo motor e o tão esperando câmbio automático.

Seguindo o exemplo do Gol, o motor 1.0 se mantêm inalterado. O ainda moderno propulsor tri-cilíndrico gera 85 cv a 6.500 rpm e 10,7 kgfm a 3.500 rpm, contando com duplo comando de válvulas variável e corte aos 6.900 rpm. Já o 1.5 Sigma dá lugar ao 1.5 Dragon de três cilindros e os dados são bons no papel: 136 cv a 6.500 rpm e 16,1 kgfm a 4.750 rpm, com corte aos 6.750 rpm.

A caixa manual é a nova MX65, que, apesar do nome, tem apenas 5 marchas. Apesar disso, ela tem construção 8 kg mais leve que a anterior, a IB5. A novidade mesmo é a disponibilidade de uma caixa automática, a mesma do EcoSport. E ela segue a tendência do mercado das caixas automáticas com conversor de torque, mas sem aletas atrás do volante para trocas de marcha manuais (bola fora). Para a Ford do Brasil, só resta tirar o PowerShift de linha no Focus e no Fiesta.

A suspensão tem uma nova calibração, com maior nível de silêncio e suavidade ao rodar. O para-brisa é acústico, oferecendo melhor isolamento de ruídos no interior da cabine. E a carroceria também recebeu novos ajustes, como a maior rigidez torcional em alguns pontos.

E as versões não parecem tão complicadas de entender. O Ka S, exclusivo do hatch e com motor 1.0, custa R$ 45.490 e já vem com ar-condicionado, direção elétrica, trava elétrica das portas, computador de bordo, banco do motorista com ajuste de altura, vidros elétricos dianteiro, quatro alto-falantes e iluminação do porta-luvas.

O Ka SE inclui o rádio My Connection com Bluetooth e suporte para celular. O 1.0 hatch sai por R$45.990, enquanto que o sedã custa R$49.490. O SE 1.5 hatch tem preço de R$ 51.990 (R$ 56.490 com câmbio automático), já o sedã fica custando R$ 55.490 (R$ 59.990 com câmbio automático).

Subindo de nível temos o SE Plus, que adiciona duas entradas USB de carregamento rápido, vidros elétricos traseiros, retrovisores elétricos, rodas de 15 polegadas, sensor de estacionamento, faróis de neblina e a central multimídia SYNC 3 com Android Auto e Apple CarPlay, espelhamento do Waze e comandos de voz. O hatch 1.0 custa R$ 48.490 e o sedã R$ 51.990. Com motor 1.5 e câmbio manual, o hatch sai por R$ 54.490 e o três volumes custa R$ 57.990. Trocando o câmbio manual pela caixa automática, os preços são R$ 58.990 e R$ 62.490 para hatch e sedã, respectivamente.

A nova versão FreeStyle é exclusiva do hatch com motor 1.5 e custa R$ 63.490 na versão manual e R$ 67.990 na automática. Já o modelo SEL é exclusivo do sedã com motor 1.5 e câmbio manual, custando R$ 65.990. Em nível de equipamentos, as duas versões pegam os itens da SE Plus e ainda recebem assistente de partida em rampa, bancos parcialmente em couro, controle de tração e estabilidade, câmera de ré e quatro airbags (seis no total). A diferença é que o FreeStyle tem algumas mudanças na suspensão para ficar mais altinho, fora os adereços estéticos ao redor da carroceria.

Por fim, o modelo Titanium adiciona bancos de couro e chave presencial com partida no botão. Disponível apenas com câmbio automático e motor 1.5, custa R$ 68.990 no hatch e R$ 70.990 no sedã.

Correndo atrás do prejuízo, as novidades são bem vindas ao Ka. Com isso, todos os compactos de entrada tem opção de câmbio automático no mercado nacional. Será que agora o reinado do Chevrolet Onix será ameaçado?