V de… Obra de Arte! Assim são os novos motores V8 da BMW

Quando falamos a um mês atrás do novo BMW Série 8 Coupé ilustramos parte de uma obra de arte cheia de segredos e detalhes. Ao abrir o capô desse carro vemos uma verdadeira pintura feita com os mais altos padrões de qualidade e o melhor de tudo: em formato de V.

A montagem do motor na fábrica de Munique.

Enquanto os primeiros exemplares do novíssimo BMW Série 8 Coupé deixam a linha de montagem da fábrica da BMW em Dingolfing, na Alemanha, perto dali o motor do modelo mais dinâmico da marca bávara está sendo construído na principal unidade fabril da empresa em Munique. Vale lembrar que o Série 8 teve sua estréia nas pistas antes de tudo e essa estratégia serviu para “afinar” e acertar o projeto como um todo antes de inciar sua produção em série.

Nada de máquinas: o processo de montagem do V8 é feito por mão-de-obra especializada.

Vamos falar em dados técnicos: O V8 que equipará o BMW M850i ​​xDrive Coupé é um 4.4 litros com 538 cv de potência e 76,5 Kgfm de torque, que tem seu cabeçote e bloco fundidos em metais leves na fábrica de Landshut (também na Alemanha, claro!).

Cabeçotes e bloco são forjados em metais leves, garantindo menor peso e maior durabilidade aos componentes. Após receber estes componentes a mão-de-obra especializada da fábrica inicia um preciso processo individual de montagem com os mais altos padrões de qualidade, que fazem desta fábrica o berço dos motores de alta performance do Grupo BMW.

Além deste V8, também são produzidos em Munique os motores seis cilindros dos BMW M Performance, o V12 que equipa o BMW M760Li xDrive e motores destinados à marca Rolls-Royce, pertencente ao grupo.

Vale lembrar que somente o motor do BMW Série 8 Coupé é produzido nesta fábrica, o restante da obra é concluída na fábrica de Dingolfing.

Montagem da carroceria e demais componentes em Dingolfing.

o Grupo BMW segue uma antiga tradição em seus processos de fabricação, onde os motores de alta performance seguem sendo produzidos e montados na sede (em Munique) e cada fábrica tem suas especialidades na fabricação de componentes. a unidade de Dingolfing, tem expertise em veículos do seguimento de alto luxo e já trás no currículo a produção do BMW Série 7.

Admiremos então uma galeria desta obra que falamos um pouco aqui.