Jogos, trapaças e dois pneus fumegantes – Pitacos F1

O campeonato 2018 da F1 esta absolutamente indescritível, temos presenciado uma ótima luta pelo título que no final do ano irá consagrar o melhor piloto, sem dúvidas, e até agora o melhor piloto tem sido Lewis Hamilton.

Entre as várias máximas do automobilismo está entre elas a famosa: “Você não vence uma corrida na primeira curva, mas sim a perde e com muita facilidade”, e parece que Sebastian Vettel ainda não aprendeu isso, o alemão vem cometendo uma série de erros no campeonato que apenas vão lhe custando preciosos e importantes pontos na briga pelo título e assim Hamilton consegue abrir uma boa vantagem em cima do alemão que acaba de chegar em 30 pontos. Não é impossível reverter este quadro, há vários exemplos de recuperação de vários pilotos, mas se Vettel quiser bater Hamilton, ele terá que ser perfeito e daqui para frente não poderá cometer mais nenhum erro, ficar calmo e se preparar muito para derrotar o inglês.

A Ferrari também precisa se afobar menos e errar menos, cair num blefe de pit stop com Raikkonen da maneira que caiu e ainda ficar voltas e voltas atrás de Bottas acabou minando as chances do finlandês vencer a corrida, a emblemática imagem do pneu em frangalhos mostra que parar (muito) mais cedo não deu tão certo assim.

A Mercedes sai de Monza com a sensação de dever cumprido, uma vitória que não era tão esperada acabou vindo em um ótimo momento graças a um trabalho meticuloso, muito bem estudado e até perfeito. A cena dos dois carros andando lado a lado mostra que a Mercedes não desistiu e não vai desistir tão fácil assim desse campeonato e irá atacar até o fim.

Um pouco (mas nem tanto) atrás a Red Bull continua sofrendo para se manter na briga, porém Verstappen não ajuda o time e parece até voltar a agir como no começo da temporada. O erro cometido ao mudar de lado repentinamente e quase tirar Bottas da corrida custou caro, tamanha agressividade nem sempre é necessária e mesmo querendo se mostrar como um bom piloto e aguerrido, existe um limite entre segurança e pilotagem agressiva que Max muitas vezes ultrapassa e acaba esquecendo da segurança de outros pilotos. E também para ajudar Ricciardo novamente sofre com problemas de confiabilidade em seu carro, desta vez o problema parece ter sido de embreagem causando o segundo abandono consecutivo do australiano.

Falando em azar a Haas também ficou sem ter o que comemorar no final de semana após a Renault solicitar uma verificação no carro de Grosjean e ele ser desclassificado do GP por irregularidades no assoalho, perdendo assim importantissímos pontos na briga pelo campeonato de construtores.

E sobre o campeonato de construtores, a Racing Point Force India pontua novamente e fica próxima a McLaren que 52 pontos faltando apenas 7 etapas para o fim do campeonato não é uma pontuação difícil de se alcançar.

E contando também com a desclassificação de Grosjean, Sirotkin finalmente sai do zero e conquista seu primeiro ponto na Fórmula, já que assim ele sobe para o décimo posto. O russo também vem falando que o carro da Williams está melhorando e isso da para notar com os últimos resultados do time inglês.