Lexus é a primeira a trocar retrovisores laterais por câmeras

Como qualquer outra marca, a cobaia para inserir no mercado novas tecnologias são os modelos mais luxuosos disponíveis. A marca de luxo da Toyota, a Lexus, irá lançar no mercado o primeiro carro com câmeras no lugar dos espelhos retrovisores com pequenos monitores montados nas portas do lado de dentro do modelo ES da marca, o sedã de luxo da já então luxuosa Lexus.

Ao invés de espelhos retrovisores, temos colunas para suportarem as câmeras

Serão os primeiros espelhos retrovisores digitais equipados em um veículo produzido em massa, com os espelhos mostrando imagens da esquerda e direita, como seriam com os espelhos normais, porém com um ângulo de visibilidade muito maior que o normal. A segurança é um dos focos principais em relação a essa nova proposta, sendo que a visão noturna e em condições climáticas adversas são muito melhores que em relação aos espelhos convencionais.

A vantagem dessa tecnologia em relação aos espelhos convencionais é como as câmeras podem ser usadas. Por exemplo; quando o motorista aciona a seta, a visão da câmera do lado em que a seta foi acionada amplia o campo de visão para uma melhor visibilidade. Se por acaso, um outro veículo é detectado pelas câmeras no qual esteja fora do campo de visão do motorista, as câmeras podem se auto ajustar para colocar o tal veículo em foco. Também tem alguns truques na manga quando o motorista está dando ré. E caso você ainda seja meio old school, você pode controlar as câmeras manualmente.

A tecnologia oferece pequenos monitores de 5 polegadas dentro da cabine

A Lexus também pensou em proteger as câmeras, em caso de chuva e neve se acumulando sobre as lentes, nas quais tem aquecimento para quaisquer obstrução nas imagens. Além de obviamente, as câmeras são protegidas por um involucro. Além de melhor visão do que acontece dos lados e por trás do veículo, o ruído dentro da cabine foi reduzido e a visão na frente do carro foi levemente melhorada.

Outras marcas também estão pensando em trazer a tecnologia para o mercado, como a Audi com seu E-Tron elétrico. A tecnologia dos “Espelhos Externos Digitais” já estará disponível esse Outubro, porém apenas no Japão por enquanto.