Lamborghini lança campeonato exclusivo para o URUS

Se vocês tinham ainda alguma dúvida de que a moda dos SUV’s chegou realmente para ficar, eu venho, com uma péssima notícia, tirar toda e qualquer dúvida sobre isso.

A Lamborghini Squadra Corse revelou durante a final de seu campeonato o Urus ST-X Concept, a versão de corrida do primeiro super SUV da marca. O carro foi concebido para um campeonato exclusivo e combina circuito de corrida e pista off-road. O campeonato tem previsão para estrear em 2020 na Europa e no Oriente Médio em circuitos especialmente preparados pela FIA com uma fórmula semelhante ao programa Corse Clienti da Ferrari, onde os pilotos-clientes terão toda estrutura pronta para correr, incluindo o carro, mecânicos e todo suporte necessário durante o final de semana de corrida.

Desenvolvido pela equipe de automobilismo da Lamborghini, a Squadra Corsa, o Urus ST-X Concept foi otimizado com todos os elementos de segurança aprovados pela FIA, incluindo gaiola de proteção, sistema de supressão de incêndio e tanque de combustível FT3 de competição.

Esteticamente o carro é semelhante ao original, as mudanças se dão com o capô em fibra de carbono, entradas ar maiores para otimizar o resfriamento do motor, um V8 Biturbo de 660Cv e 850 Nm de torque, além de saídas de escapamento nas laterais com desenho hexagonal e rodas de alumínio de 21 polegadas calças com pneus Pirelli.

Além disso a Squadra Corsa conseguiu fazer uma bela dieta no carro retirando nada menos que 550kg (cerca de 25% do peso total do carro), que junto com a gaiola de proteção melhoraram muito a dirigibilidade e a rigidez torsional.

Pois é meus amigos, os SUV’s realmente vão ficar e este campeonato da Lamborghini tende a ser no mínimo interessante, de resto temos de aguardar para ver como os milionários se darão com este novo campeonato.